segunda-feira, 17 de junho de 2013

O realismo da arte renascentista

  


     Os artistas do Renascimento procuravam recriar a realidade e destacar a natureza em suas obras. Para isso introduziram a paisagem e desenvolveram estudos para reproduzir as expressividade das figuras humanas.

     Ao introduzir a paisagem em suas obras, os artistas empregaram a técnica de perspectiva. Ela possibilitava criar a sensação de profundidade e volume ao representar os objetos em superfície plana. Esse avanço foi obtido graças à utilização de formas geométricas e de estudos matemáticos e físicos. O aumento ou a diminuição do tamanho do objeto representado transmitia a ilusão de estar mais próximo ou distante do observador. 

    A valorização do mundo terreno e natural também levou os artistas do Renascimento a retomar, na edificação de palácios e igrejas,as linhas retas,as colunas e os arcos,características das construções greco-romanas.

http://alunoscpps.blogspot.com.br/2012/04/o-realismo-da-arte-renascentista-os.html

A prática do mecenato


Os mecenas eram ricos e poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros que financiavam e investiam na produção de arte como maneira de obter reconhecimento e prestígio na sociedade.

Eles foram de extrema importância para o desenvolvimento das artes plásticas (escultura e pintura), literatura e arquitetura durante o período do Renascimento Cultural (séculos XV e XVI).

A burguesia, classe social que enriqueceu muito com o renascimento comercial, viu na prática do mecenato uma forma rápida de alcançar o status de nobreza. Isso era obtido também com a compra dos títulos de nobreza.
O ato de patrocinar e investir em arte e a cultura é conhecido como mecenato.

Os elementos mais importantes do Renascimento


  • A valorização da cultura greco-romana, como paradigma no plano intelectual e artístico;
  • A glorificação do homem, o qual foi colocado no centro de tudo (antropocentrismo);
  • busca de um padrão intelectual que transcendesse as fronteiras nacionais (universalismo);
  • A importância da Natureza e de seus fenômenos;
  • O racionalismo e o espírito crítico, que se traduziram na adoção da observação e de métodos experimentais. O racionalismo é um marco histórico característico do Renascimento, embora não seja exclusivo dele.
http://www.coladaweb.com/historia/caracteristicas-do-renascimento

Vídeos sobre o Renascimento Cultural




http://www.youtube.com/watch?v=QKI9_D2g0AA

domingo, 16 de junho de 2013

O que foi o Renascimento?





O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.

A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.

http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.htm